domingo, 17 de março de 2013

Entre a paixão e a razão


Liu Bolin: Invisible man.
 
 
 
Sob que máscara retornará o recalcado? (Adriana Calcanhotto/ Waly Salomão)


A mulher tem que decidir rápido: O que é leptospirose? Um jogo de cartas, uma doença ou um tipo de dinossauros? Se errar, seu pai e sua mãe serão atirados numa banheira com água fria. Ela responde, com voz débil e a face tomada pela expressão ambígua dos que adiantam mentalmente, a um só tempo, a miséria do erro e a felicidade da vitória: um tipo de dinossauros. O pai e a mãe descem incontinenti um tubo gigante de PVC e caem na banheira, que fica bem no centro do palco. A platéia se alvoroça. O apresentador se afasta rindo, o rosto curvado sobre o tronco, simulando grande divertimento com a cena. O casal de meia idade se ergue ensopado, acenando para a câmera e rindo.

O jogo continua!, exclama o apresentador. Segunda pergunta, Sandra. Atenção, muita atenção! Esta pergunta pode definir o jogo! São dez mil reais! Atenção Sandra, qual é a capital do Estado do Ceará? Sergipe, Teresina ou Fortaleza? Ela tem sessenta segundos para decidir. Sua testa brilha de suor. A platéia não deve assoprar, mas se ouvem ao fundo vozes titubeantes gritando ora Sergipe ora outro nome quase inaudível. O tempo se esvai, soa o sirene, ela tem de responder. Arrisca então: Teresina. O apresentador balança o tronco e improvisa umas interjeições, enquanto olha, por segurança, a ficha à mão: A resposta está êêê... está êêê... O público, exaltado pelas faixas que o assistente de palco ergue, exclama: êêê... xata. O apresentador dobra o corpo numa gargalhada convulsiva e em seguida exclama: resposta êêê... rrada! Todos riem e aplaudem, alguns assobiam. A mulher é lançada num caldeirão repleto de animais peçonhentos e por alguns segundos sustém em close um riso indecifrável. O foco segue rápido para a platéia e retorna ao apresentador, que anuncia de modo efusivo: A família adversária vence o jogo por dois a zero! Muitos aplausos para a família Soares! Os membros da família vencedora se abraçam e pulam freneticamente, cantando o refrão do hit do momento: “Chuta minha cabeça! Chuta minha cabeça!” O apresentador chama o intervalo comercial.

É ele mesmo quem fala, e tem agora um tom sério de quem dirá algo importante, parece outra pessoa: Neste momento eu quero me dirigir a você, papai, a você, mamãe, que está assistindo ao nosso programa (com um riso um pouco surdo, dá à fala, a partir de um ponto claramente pré-determinado, um tom informal, descontraindo também o cenho): É com muito orgulho que eu apresento a vocês, meus colegas que há tantos anos acompanham o nosso trabalho, uma novidade - o Bebê Dodói. Aproxima-se da mesa prateada sobre a qual está o boneco, um garoto loiro de olhos azuis e fixos. A assistente de palco, sorridente, lê as características do brinquedo: De material resistente, o Bebê Dodói vem com seringa, tesoura e máscara cirúrgica, além de um termômetro, uma pinça e um aparelho para examinar o ouvido. É recomendado para crianças a partir de três anos de idade.

Parece comigo, pergunta o apresentador, parece? A moça, sempre sorrindo, faz um sinal afirmativo com a cabeça. Pois pode separar dois lá pra casa, ele acrescenta. E fica com esse, que eu vou te dar no dia das crianças. A moça seminua abraça e beija o boneco com afetação, contorcendo o tronco para um lado e a cabeça para o outro.

Tem início a segunda parte do jogo das famílias. Capturam um meio close do apresentador, que assume agora uma carranca sisuda de preocupação. A mulher, ainda ajeitando a roupa úmida, esconde nas mãos o rosto inflamado pela emoção reprimida. É a parte do programa em que o perdedor tem uma última oportunidade e quando a platéia parece verdadeiramente envolvida. O apresentador anuncia: Agora, Sandra, valendo a realização de um dos dois sonhos que você narra na sua carta... entre a paixão e a razão... responda, Sandra (o tom da voz vai subindo), entre o coração e a necessidade... o que você escolhe, o sonho dos seus filhos, que é fazer compras no supermercado, ou o seu, que é mobiliar a casa?

Ela fala com a voz estrangulada pelo choro: Na verdade, para mim a felicidade era ver os meus filhos entrando num supermercado, mas eu não aguento mais os coleguinhas deles indo lá em casa e não tendo um lugar pra sentar.

Música de tambores e trompetes. Uma porta gigante se abre por detrás do palco. Sobre uma mesa dourada se destaca a plaqueta com a marca Confiança. A mulher cai em choro convulsivo, seus pais e seus filhos entram para abraçá-la. O garotinho menor corre e segura a perna do empresário, que se aproxima num terno italiano. Em seguida é retirado pela avó.

O empresário recebe um microfone. Tem voz de barítono: A micro-empresa Móveis Confiança tem o prazer de anunciar que vai estar dando a você, Sandra, e a toda a sua família, uma mobília completa, de fabricação própria e primeiríssima linha, para você não ter mais de estar se envergonhando quando receber visitas.

A tela se divide, para o telespectador. A música ao fundo é dramática. Do lado direito, o interior da loja de móveis, repleta de sofás, camas e armários. Do lado esquerdo, a casa de Sandra - um cômodo sem reboco -, mobiliada apenas com um fogão e um beliche. O apresentador agradece ao micro-empresário, que se retira sob fortes aplausos. A mulher parece aguardar mais algum acontecimento. Uma das assistentes a guia para fora, seguida da família.
 

2 comentários:

  1. Puxa, Andréia!! Adoro quando você se alonga no que é escreve!! Adoro essa sua acidez adocicada, sutil e que incomoda.

    ResponderExcluir
  2. E eu agradeço pela sua leitura sempre arguta, querido amigo. Um abraço.

    ResponderExcluir