domingo, 21 de abril de 2013

A nova morena do Requebra


Só acredite no que seus olhos vêem e seus ouvidos escutam.
Não acredite nem no que os seus olhos vêem e seus ouvidos escutam.
E saiba que não acreditar ainda é acreditar.
(Bertold Brecht)


O apresentador anuncia, sob os gritos excitados da platéia:
- Hoje, aqui no palco, teremos a escolha da nova morena do grupo Requebra!
 
As oito finalistas já estão no estúdio. A tela ao fundo mostra um desfile.
 
- Elas venceram mais de três mil candidatas. Não foi uma tarefa fácil! Moças de todo o país se inscreveram no concurso que vai eleger a melhor e mais bela dançarina morena do Brasil. E a quem mais poderia caber a responsabilidade dificílima de escolher a nova componente do grupo, se não a alguém com as credenciais de Cumpadre Gamado, um dos maiores artistas da televisão brasileira! As cenas que vemos agora foram gravadas no Rio de Janeiro, em uma das primeiras eliminatórias do concurso Nova Morena do Requebra. Vamos ver alguns flashes, vamos ver!

Num palco sem glamour, improvisado num ginásio, as moças dançam de fio dental, freneticamente, frente à mesa à qual estão sentados os jurados, que olham já um pouco entediados e tomam notas. Algumas extrapolam a cadência da música e os seus corpos parece que irão desmontar no palco, tão rápidos são os movimentos das nádegas. Uma ou outra aproveita os segundos de aproximação da câmera e enfia o dedo mínimo na boca, tentando provar a todo custo a sua fotogenia, um dos requisitos básicos para a conquista do título. Uma delas tem a expressão contrariada, não se sabe por quê. Talvez pela lembrança repentina de um sonho noturno.

Na cena seguinte a repórter já entrevista as selecionadas na penúltima eliminatória. Cada uma delas responde à pergunta feita em off: Por que ela acha que deve ser a escolhida?
 
- Todas nós temos o mesmo potencial e o mesmo sonho, qualquer uma pode ser escolhida - diz a primeira morena.
 
- Todas as meninas dançam bem, todas têm o mesmo sonho, são todas bonitas - diz a segunda morena.
 
- Todas são malhadas e sabem dançar, todas são bonitas e têm um sonho - diz a terceira morena.
 
- A minha formação de dançarina foi toda no axé, desde criança, e agora eu estou perto de realizar o meu sonho - diz a quarta morena.
 
- As meninas são todas simpáticas e boas dançarinas. Estão todas bem preparadas, mas uma tem de ser escolhida - diz a quinta morena.
 
- Eu tenho um corpo legal, sempre malhando, sempre lutando pelo meu sonho, dar uma vida melhor para a minha família - diz a sexta morena.
 
- Eu requebro bem, tenho um corpo malhado, sou bonita que nem a Shetta, morena que nem a Shetta, eu tenho muitas qualidades pra ser a nova dançarina do Requebra - diz a sétima morena.
 
- Ah eu gosto de dançar, eu gosto de malhar, eu gosto de requebrar, é o que eu sei fazer - diz a oitava morena.

Retorna a transmissão ao vivo. O apresentador pede aplausos. As oito finalistas entram no palco e começam a requebrar imediatamente, formando um conjunto coreográfico tão homogêneo que dir-se-ia serem antes colegas que concorrentes, não fosse o modo pouco gentil como por vezes umas avançam diante das outras para poderem chegar mais perto da câmera. A música se inicia com algum retardo:

Menina linda, não vá embora
Está chegando a hora
Você vai ter que pegar
No cabelinho, ai
Mão no queixinho, ai, ai, ai
No umbiguinho
E desce, desce, remexe sem parar...

Todas as moças têm idêntico o tom de pele, de um bronzeado uniforme, e os cabelos igualmente lisos, longos, cortados em franja e pintados de preto, além de roupas iguais: shorts e bustiês amarelo-vibrante. Ao longe fica impossível distinguir uma da outra e mesmo em close as diferenças são mínimas. Não sendo possível mantê-las em fila diante da câmera enquanto rebolam, e para que o espectador possa votar na sua predileta, o apresentador, encobrindo seu atordoamento com um sorriso sem graça, acusa um esquecimento da direção do programa e pede que as moças se retirem rapidamente para que sejam numeradas pela produção. A música é suspensa: Pega, pega, peeeg...

Enquanto isso, ele apanha a ficha dos comerciais e anuncia um filtro d’água que é trazido para o palco num suporte empurrado por duas loiras bastante parecidas entre si. Por detrás dos três é possível notar a movimentação de alguns dos empresários e coreógrafos das candidatas, que já retornam numeradas e permanecem na parte posterior do palco. Um deles, de trajes femininos, acena com a mão para cima e para baixo, indicando a sua cliente a energia que ela deve imprimir aos movimentos. O apresentador se afasta para a esquerda. Recomeça a música:

Pega, pega
Pega, pega, pega, pega
Pega, pega, pega, pega
Pega, pega, pega
Já peguei
Pega, pega, pega, pega
Pega, pega, pega, pega
Pega
Vê se pega de uma vez...

 
As moças, como possessas, reiniciam o bailado frenético, que contém uma sequência - seguida igualmente por todas - em que o passo é apenas uma série de três ou quatro pulos ancestrais, dados de costas e sucessivamente, com as pernas arqueadas e as nádegas arrebitadas em direção à câmera:

Pega, pega
Pega, pega, pega, pega
Pega, pega, pega, pega
Pega, pega, pega
Já peguei
Pega, pega, pega, pega
Pega, pega, pega, pega
Pega
Vê se pega de uma vez...

O apresentador retorna à parte central do palco, o volume da música é baixado e as moças continuam rebolando, um pouco recuadas e num ritmo mais lento. Algumas respiram ofegantes. Ele acrescenta:
 
- Você que nos assiste em casa, em todo o país, pode ligar e votar na sua preferida. É o grande acontecimento do ano, a eleição da Nova Morena do Requebra. E lembre-se: Seu voto é de grande responsabilidade!

Passa para o lado direito com um movimento de ombros, sem dar as costas para a câmera, e deixa que as moças se apresentem ainda uma vez. Nesse momento cada uma parece dar tudo de si. Uma delas requebra até chegar as nádegas aos calcanhares e as outras a imitam, todas de costas, tentando alcançar a câmera principal. O apresentador se despede sorrindo, jogando beijos para a platéia, e deixa que o quadro se encerre com o que realmente importa: o close das morenas rebolando de costas para o espectador:

Pega, pega
Pega, pega, pega, pega
Pega, pega, pega, pega
Pega, pega, pega
Já peguei
Pega, pega, pega, pega
Pega, pega, pega, pega
Pega
Vê se pega de uma vez...

A música declina. Entra um rápido comercial. Uma voz feminina avisa: - Se você não sabe por que foi excluído daquele processo seletivo que esperou por tanto tempo, este livro foi feito para você! Com o Guia Sovocê S/A você vai ter, enfim, o emprego da sua vida! Além de contar com dezenas de dicas sobre o que dizer nas entrevistas, você aprende como se comportar nas dinâmicas de grupo e descobre o que desenhar nos testes psicológicos. Não se deixe enganar! Para se dar bem no mundo dos negócios não basta ser bonito, é preciso estar bem preparado! Adquira já o seu Guia Sovocê S/A e consiga os melhores postos do mercado! Zero operadora onze dois um sete dois dois quatro quatro um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário