domingo, 16 de junho de 2019

Pão caseiro

Primeiramente, é preciso que o fermento seja vivo.

A massa deve ser trabalhada dia após dia, delicadamente no início, para que esteja suficientemente macia quando chegar o momento do corte. Não é bom, no entanto, que amoleça demais, para não escapar entre os dedos durante a manipulação. Se você se demorar muito nessa fase, é possível que não consiga, quando necessário, removê-la dos dedos com facilidade. 

Deixe o recheio para inserir no dia de assar. Um dos segredos (diz-se quase mistérios) de um pão assim é não revelar nunca antes a guarnição. Quando se trata de um pão de Natal, há quem chegue a guardá-la na casa de um amigo. Assim, se estiver preparando um pão de nozes, anuncie pão de passas, e vice-versa.

A farinha branca, proveniente dos trigos ainda verdes, são mais frágeis e suscetíveis, aderem ao movimento da mão e darão excelente resultado. Sob forte manipulação, darão mais que pães: podem resultar em ricas pizzas e, quem sabe, com paciência e um tempo maior e mais sutil de fermentação, num bolo surpreendentemente saboroso e que pode render bastante. 

Não é má ideia ir provando sempre um pouquinho, para sentir a firmeza da massa.

O único ingrediente raro dessa nossa receita é a paciência.

No período final será bom, antes de levá-la definitivamente ao forno, que se afastem a família e os amigos, para que ninguém mexa na massa, sob pena de desandar o ponto longamente trabalhado.

Pode ser que na última etapa a massa pareça murcha, crie manchas ou bolhas. As manchas são o resultado da sova, e é natural que surjam com algum retardo. É este o momento certo, e não deve ser adiado, para o corte e o assamento.

Agora, os últimos preparativos: certifique-se da temperatura do forno. Unte bem a forma com óleo e farinha, para que não grude, assim não ficará com aparência de pão sovado.

Para a assagem, não são necessários mais que vinte minutos de forno, a não ser que você prefira uma massa mais morena. Nesse caso, é preciso estar atento para o risco, então, de que passe do ponto. 

Depois de assada, deixe esfriar por umas horas, antes de chamar os comensais.

Bon appétit!




Nenhum comentário:

Postar um comentário