quinta-feira, 2 de julho de 2009

Maria Tomba Homem

Tarsila do Amaral: A negra.


Fim de uma tarde de mil novecentos e lá vai infância, na vila velha. Eu voltava da escola pelas ruas de ataíde, em direção à ilha das flores, o sol na nuca feito um farol alto. De certo modo, até hoje procuro aquela ilha. Ou talvez eu esteja parada na porta do armazém, no momento em que a sombra se agigantou à minha frente, petrificando-me o corpo ao fincar na terra, entre os meus dedos, uma vara longa e delgada. Era Maria Tomba Homem. Seu nome pronunciado em voz alta fazia tremer inteira a lista de chamada. Desde então folhea-se repetidamente, diante dos meus olhos, a série de gigantes coloridos que já habitava os meus sonhos diurnos.

2 comentários:

  1. Andréia,
    Foi um prazer sair da superfície e mergulhar no seu blog.
    Vou voltar mais vezes!
    Abraços,
    Douglas Salomão

    ResponderExcluir