quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Inclua-me fora dessa

Na propaganda da escolinha:
"Iniciação a oratória, marketing pessoal e etiqueta social."

4 comentários:

  1. Ou, em linguagem nossa de cada dia: Iniciação à enrolação (com ênfase e passar a perna nos outros), como se dar sempre bem (com ênfase no seu ego) e ser politicamente correto(com prática de piadas sobre loiras, afrodescendentes, judeus e tópicos sobre o jeitinho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve um tempo em que ao menos se tinha vergonha de propor uma coisa dessas, não é mesmo? Agora se vende isso, caro e cinicamente, para pais muito ocupados e preocupados com a boa educação dos filhos (nem sei onde colocar aspas). Veja bem: é uma escola que recebe crianças de 6 anos! Os nomes das escolinhas agora são Primeiro Mundo, PHD... E muitos dos meus colegas "educadores" não veem problema algum, eu é que devo ser xiita. Etc. Obrigada por ter aberto o diálogo.

      Excluir
  2. Bom, Andréia! Concordo em toda plenitude possível com você. Estamos educando (não encontrei outra palavra) soldados para irem à guerra (do EU sou melhor do que você) e digladiarem-se. Quanto aos "educadores" (não compreendo muito bem essa denominação), tenho até asco dessa palavra. Na maioria das escolas infantis, de modo geral, além do péssimo hábito de tratarem as crianças como idiotas, também querem enfiar goela abaixo delas todo o cinismo do politicamente correto, ensinando-as, desde cedo, como serem dissimuladas. Enfim... Tudo isso me revolta!!! Tenho uma tia, que criou quatro netas, que diz que atualmente o problema não são os filhos, são os pais que não educam, não dizem não e pensam que amar é dar tudo, a tempo e a hora, o que o filho não mais pede; EXIGE. Em parte concordo com ela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a luta não é pequena. Antes de ter filhos eu não sabia que a coisa era tão complicada, teria de matar um leão por dia - isso apenas para não criar pequenos monstros consumistas e exibicionistas. Isoladamente temos pouca força. É preciso dizer com todas as letras: por detrás das escolas (aliás, é óbvio, escolas particulares são um negócio) está o mercado e, claro, o sistema capitalista. Aliás o Caetano Veloso disse, semana passada, que "nem anticapitalista [ele]é". Sim, ele sabe que o regime não será derrubado facilmente. Não, ele ao certo sabe mais: que se derrubar, ele já se transformou e deixou ovos piorados, feito um vírus, com novos nomes etc. Enfim, talvez Marx estivesse errado e o capitalismo seja eterno, até a guerra atômica que o superará, mas não dá pra fazer de conta que não é com a gente, sentar no trono e se eximir da responsabilidade, especialmente no dia a dia com crianças, já que escolhemos trazê-las ao mundo.

      Excluir