sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Eles e elas

Por que razão as mulheres pobres se referem aos seus companheiros diretamente por meio do pronome pessoal, sem que, no contexto, seus nomes ou quaisquer outros termos que os refiram tenham sido usados? Da primeira vez que o notei foi numa frase assim: Quando Ele voltar do mar, terei de parar com as faxinas. Pensei que se tratasse de Deus. Ainda mais que a sentença foi dada de manhã, bem cedo, enquanto o leite fervia, e Sebastiana tinha os olhos fixos nos azulejos, sobre o fogão. Soou como uma revelação profética. E outro dia escutei da doce Denise, sem mais nem menos: Amanhã Ele vem buscar a televisão. Ainda não tínhamos falado nEle, mas tão-somente na televisão; de onde então Ele despontava assim, feito Hércules, já descendo as escadas  com o meu televisor às costas? A impressão que dá é a de que Eles vivem no pensamento delas, todo o tempo muito presentes, e de que para lhes sair pelas bocas é questão apenas de que estas se abram.

5 comentários:

  1. pessoal mente meu nome sem pre foi um pro blema

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Acho que essa sensível percepção agora andará comigo.

    ResponderExcluir
  3. Mamãe chama papai de substantivo: -Eduardo você tem falado com o Homem?

    ResponderExcluir
  4. Uau!!! Eduardo querido, nunca antes tinha lido esse comentário seu - e agora você é que não vai ler o meu... Três anos depois, o susto: o Homem... Uaaau!!!

    ResponderExcluir