domingo, 23 de junho de 2013

IGREJA DE GRAÇA (parte 11)


Aqui, Pastor Ramires. Boa noite. A minha dúvida é: Eu fiz um voto de dar 10% de tudo que eu receber, sendo no mínimo 30 reais para a Igreja de Graça, como patrocinadora, e o restante dividido entre igrejas pequenas que eu visito de vez em quando e pessoas necessitadas que eu encontro por acaso. Isso é correto?

Minha irmã, dízimo é sempre 10 por cento. Segundo Malaquias, não temos o direito de administrá-lo nós mesmos, pois essa é a tarefa dos que cuidam da Casa do Senhor. A assistência aos necessitados tem de vir do socorro que as igrejas dão com os recursos que levantam, inclusive com os dízimos. Se você quiser ajudar a essas pessoas diretamente, a ajuda não deve vir do seu dízimo, mas do repartir o pão, ou seja, da oferta extra-dízimo.

Pastor, eu tenho que dar o dízimo do décimo terceiro salário? Eu sempre fiz isso, mas fiquei em dúvida quando o senhor falou sobre a restituição do imposto de renda. Eu entendi que não precisava dar, pois já tinha sido retirado do nosso salário durante o ano. Aqui na igreja alguém me disse que era para dar uma oferta especial e não devolver o dízimo do décimo terceiro.

Irmão, o décimo terceiro salário é bem diferente da restituição do imposto de renda. Esta é uma devolução do que foi cobrado a mais. Ora, se a pessoa deu o dízimo do bruto de seus ganhos, já devolveu ao Senhor o dízimo devido sobre o quinhão que a Receita Federal restituiu. Já o décimo terceiro é ganho como todos os outros salários, é preciso devolver o dízimo dele.

O irmão de pé lá atrás. Levem o microfone até ele. Fale, irmão.

Boa noite, Pastor. Eu já sou dizimista do valor bruto do meu salário, mas a minha dúvida é quanto ao vale-transporte, porque eu vendo os vales para pôr combustível no carro e ir trabalhar. Eu queria saber se eu tenho que dizimar sobre o valor da venda dos vales ou se já está incluído no valor bruto do meu salário, que eu já dizimei?

Os vales-transporte representam ganho, tanto é assim que você usa os vales para pagar o combustível e ir trabalhar de carro. Esse valor não está incluído no seu contra-cheque, portanto deve ser considerado na hora de calcular o valor do dízimo.

Eu aqui, Pastor. Eu também tenho muitas dúvidas no meu coração: Eu não sei se devo calcular o dízimo sobre meu salário bruto, sem considerar os descontos do INSS, do vale-transporte, do vale-refeição, do vale-alimentação e da assistência médica, ou se eu devo dar o dízimo de tudo que eu recebo.  E tem outra coisa: do meu salário, já dizimado, metade eu dou a minha mãe para cobrir as despesas da casa e, desse valor, minha mãe torna a dizimar na igreja onde ela congrega. Esse procedimento, o mesmo valor sendo dizimado duas vezes, é correto?

Vamos esclarecer: O dízimo é devolvido ao Senhor com base no que recebemos dele para o nosso sustento. Os tributos que você paga na verdade compram benefícios, é por isso que o dízimo incide sobre o total bruto. Se você não mora com sua mãe e, portanto, ela usa o dinheiro que você lhe dá para sustentar-se, nesse caso ela está devolvendo o dízimo dela, sobre o que seria, digamos, o salário dela.
 
(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário